Assistência em Viagem - prestação defeituosa, insensibilidade e "violência passiva" M0
Seguradora: TRANQUILIDADEAssitência: Europ Asistence, EA nº T13E819115
Momento 'zero':
30 de Maio de 2013:
Passa um pedaço das 11 da manhã e circula na A1, no sentido Lisboa Porto, uma viatura VW Passat conduzida por uma Senhora com 50 anos e transportando um cidadão com 56 anos e num gravoso estado de saúde; o que comummente se designa como alguém que está "entrevado", sem autonomia funcional e apoiado por 'canadianas' (vulgo, "muletas").
Já a um par de quilómetros da saída para Santarém, irrompe brusca e assustadoramente de sob o capot da viatura uma enorme nuvem de fumo, o que levou a condutora a imobilizar rapidamente a viatura na berma da autoestrada (já com o motor em falência).
Depois de ter ajudado a sair da viatura e rapidamente o segurado - enfermo - e remover alguns bens e bagagem (temendo que o fumo pudesse ser o início de algo mais grave), berto o capot da viatura aguardou-se que o fumo se dissipasse, que o motor arrefecesse, tendo ficado visíveis os sinais que apontavam para o diagbóstico que cerca de 10 dias mais tarde seria ditado pela oficina:
Depois de ter ajudado a sair da viatura e rapidamente o segurado - enfermo - e remover alguns bens e bagagem (temendo que o fumo pudesse ser o início de algo mais grave), berto o capot da viatura aguardou-se que o fumo se dissipasse, que o motor arrefecesse, tendo ficado visíveis os sinais que apontavam para o diagbóstico que cerca de 10 dias mais tarde seria ditado pela oficina:
motor gripado!
Confirmada a impossibilidade de prosseguir a viagem - nem sequer era já possível ligar o motor - restava suscitar um episódio de Assistência em Viagem ao abrigo da apólice de seguros.
Quem tem uma vivência de décadas nesta matéria sabe o que se passaria de seguida,:
1 - estando a viatura a quase 300 km da morada do segurado/tomador do seguro, seria rebocada (ou transportada) para um entreposto e funcionaria depois um sistema de "transporte combinado", graças ao qual a viatura chegaria ao destino em 3 ou 4 dias, o que se compreende e se aceita: ficaria muito caro à seguradora mandar rebocar (ou transportar) a viatura directamente à sede (ou morada) do segurado/ tomador;
2 - já coisa muito diferente são os passageiros; e para deslocar os passageiros, será mobilizado um táxi que os levará ao destino...
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